Crédito da foto: Alexandre Barreira
A primeira etapa da natação do 15º Jogos Interescolares MM Calçados 2019, realizada no último sábado (1/6), na piscina do Centro Esportivo do Socorro, contou com uma apresentação muito especial. Atletas de Suzano, mas que integram a Associação Cultural Especial Paradesportiva Paulista (ACEDEP), realizaram uma prova simbólica logo após o desfile de abertura do evento, que contou com a participação de várias escolas de Mogi das Cruzes e Alto Tietê, e reuniu aproximadamente 180 estudantes.Sob o comando das técnicas Flávia Samira Passos Apparecido e Telma Prieto de Araújo, os nadadores da ACEDEP nadaram 50 metros para mostrar que não há deficiência para impedir a prática de esportes. "Somos uma equipe de Suzano, mas este ano o projeto que fazíamos parte não renovou com a prefeitura local, então para não ficar fora das principais competições paradesportivas, ao pleito do benefício do Bolsa Atleta e de possíveis convocações para competições estaduais, nacionais e internacionais, nos afiliamos à ACEDEP (Associação Cultural Especial Paradesportiva Paulista), que é uma equipe de São Paulo", explicou Flávia Samira, que técnica e coordenadora do núcleo ACEDEP em Suzano e foi a treinadora de natação da associação nos Jogos Mundiais em Abu Dhabi, em março de 2019.
"As principais competições que os atletas da ACEDEP participam são: Circuito Loterias Caixa, competições da Federação Aquática Paulista (FAP), campeonatos da Confederação Brasileira de Deficientes Intelectuais (CBDI), como o Meeting e Brasileiro, além de competições das Olimpíadas Especiais Brasil", destacou a professora Telma Prieto, que técnica do núcleo ACEDEP em Suzano e responsável pelos resultados dos atletas.
E os nadadores que se apresentaram no 15º Jogos Interescolares MM Calçados 2019 têm currículo recheado de conquistas, como o João Assis dos Santos, que é campeão dos Jogos Latino-Americanos do Panamá, pelas Olimpíadas Especiais Brasil (OEB); tetracampeão no Meeting de Natação pela CBDI; tetracampeão Brasileiro de Natação pela CBDI; e bicampeão dos Jogos Regionais pela Segunda Divisão.
Gabriel de Souza Ghitelar Pedro foi suplente para os Jogos Mundiais em Abu Dhabi, em março deste ano; campeão Brasileiro pelas Olimpíadas Especiais Brasil (OEB); e campeão Brasileiro de Natação pela CBDI. Já Sthela de Mattos Corrêa foi contemplada com o projeto do Bolsa Atleta em 2017; é vice-campeã Brasileira de Natação pela CBDI; ficou em 3º lugar no Meeting de Natação pela CBDI; e bicampeã dos Jogos Regionais pela Segunda Divisão.
O atleta Weslei Gonçalves é tricampeão nos Jogos Regionais pela Segunda Divisão; foi 3º lugar no Meeting de Natação pela CBDI; e vice-campeão Brasileiro de Natação pela CBDI. Por fim, Márcio Rogério Inafuko foi bicampeão dos Jogos Regionais pela Segunda Divisão; 3º lugar no Meeting de Natação pela CBDI; 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Natação pela CBDI; e atleta líder das Olimpíadas Especiais Brasil (OEB).
Para o idealizador da maior competição estudantil do Alto Tietê, Mauro Oban, a integração destes atletas é de fundamental importância. "Acho o esporte uma ferramenta de educação fantástica. E com eles (pessoas especiais) tem esse lado da superação e acaba passando uma coisa boa pra todos nós. Para mim é muito gratificante que eles participem. Faz a gente refletir muita coisa", definiu.
Publicado por Alexandre Barreira (MM Calçados)
Voltar
Liga de Futebol de Mogi abre inscrições para a Taça da Cidade 2018
Competição retomada no ano passado é disputada pelos clubes filiados; há limites de vagas e final está previamente programada para dia 1º de setembro
Ler maisCopa Futebol Mogiano Sub 15 terá campeão inédito
A 5ª edição da Copa Futebol Mogiano Sub 15 entre Nova Aliança e Árvore da Vida terá campeão inédito. Final acontecerá sábado na Arena Comercial Society
Ler maisJogos de Queimada dão início aos Jogos Interescolares de 2018
Jogos válidos pela categoria Sub 12 da modalidade de Queimada abrem a temporada de 2018 no Ginásio do SESI em Brás Cubas
Ler mais