REGULAMENTO
TAÇA CIDADE 2018
ORGANIZAÇÃO:
Artigo1º- A organização administrativa e técnica da competição ficará a cargo da secretaria de esporte e lazer de Biritiba Mirim e APS EVENTOS, por meio da sua comissão organizadora (Gabriel de Jesus, Keli Cristina da Silva e Carolina Pereira Branco ( Advogada ) ).
Artigo 2º- A analise e parecer jurÃdico de toda e qualquer infração ocorrida durante a copa, bem como os recursos provenientes de penalidades aplicadas aos atletas ou a comissão técnica será de responsabilidade da comissão organizadora.
Paragrafo 1º- Todas as análises serão efetuadas de acordo com a súmula da partida, e serão julgadas com a presença ou não do atleta ou integrantes da comissão técnica.
Paragrafo 2º- Fica o atleta ou integrante da comissão técnica, que não atender a notificação de comparecimento junto à comissão organizadora, na data e horário designados, ficando impossibilitado de requerer qualquer recurso.
Artigo 3º- Reserva-se somente a organização deste evento o direito de, havendo motivo de força maior, alterar as datas e horários de jogos.
Artigo 4º- Os casos omissos ao presente regulamento serão única e exclusiva resolução da comissão organizadora.
Artigo 5º- Os árbitros serão de livre escolha da empresa APS EVENTOS, cabendo ao árbitro e mesários escalados comparecerem ao local determinado, com pelo menos 30 minutos de antecedência do horário previsto para inicio da partida.
Paragrafo único- Caso ocorra uma irregularidade, o árbitro avaliará se o jogo tem plenas condições de ser realizado, mencionando o fato em relatório e adotando as medidas cabÃveis.
Inscrição
Artigo 6º - A inscrição da equipe deverá ser feita em impresso próprio fornecido pela secretaria de esporte e lazer de Biritiba Mirim, onde poderá ser inscrito até 25 atletas.
Parágrafo 1º - Será permitido acrescentar atletas até a primeira rodada do campeonato.
Parágrafo 2º - No caso de atleta inscrito em duas equipes, o mesmo deverá comunicar a comissão organizadora de qual equipe irá participar. Ficando vedada a inscrição de outro atleta em seu lugar.
Parágrafo 3º - O atleta somente poderá participar do jogo estando munido de um documento com foto: RG, CNH, Carteira de trabalho ou passaporte originais.
Artigo 7º - Poderão participar atletas a partir de 16 anos de idade completo, desde que, se menor de 18 anos, tenha uma autorização fornecida pela SECRETARIA DE ESPORTE, a qual deverá ser assinada pelos pais ou responsáveis que deverá ser entregue junto com a ficha de inscrição.
Artigo 8º - A ficha de inscrição deverá ser colocada o nome por extenso pelo atleta, deverá a mesma ser entregue até a data determinada pela Secretaria de Esportes.
Paragrafo único- a validade da inscrição vai ocorrer com a entrega de uma cesta básica por equipe,
até a primeira rodada do campeonato.
Artigo 9º- Fica autorizado a participação de 05 (cinco) atletas de outro municÃpio por equipe.
Paragrafo 1º- A responsabilidade pela equipe e jogadores será do dirigente que executou a ficha de inscrição da equipe, bem como a veracidade da residência do atleta, bem como o estado de saúde onde torna o atleta apto à partida.
Paragrafo 2º- Os cinco atletas não residentes no municÃpio deverão ser assinalados na ficha de inscrição. Caso seja confirmado a existência de um sexto atleta não residente no municÃpio, a equipe estará eliminada do campeonato; ficando todos os seus jogos da tabela com o placar 1x0 para os adversários. Não sendo computado esse resultado para artilheiro e goleiro menos vazado.
Paragrafo 3º- Caso seja denunciado ou observado pela comissão organizadora que uma equipe esteja com mais de 05 atletas de outro municÃpio, será solicitado o titulo de eleitor e o comprovante de residência do atleta para comprovar ou não a veracidade do fato.
Jogos
Artigo 10º- Os jogos serão realizados aos domingos conforme determinação em tabela, no campo municipal.
Artigo 11º- As equipes deverão apresentar nas partidas devidamente uniformizadas, compreendendo camisas, calções e meias, além do opcional das caneleiras e chuteiras de trava de campo ou soçaite.
Parágrafo 1º – Recomenda-se apresentar uma bola em condições de jogo. Cada equipe fica responsável por pegar a bola quando a mesma estiver fora do campo de jogo.
Paragrafo 2º- Será vedado ao atleta o uso de correntes (cordões), brincos, piercing, pulseiras, anéis, bem como qualquer outro objeto que possa causar ferimentos aos adversários ou ao próprio atleta.
Observação aliança lisa poderá ser usada.
Paragrafo 3º- Os responsáveis técnicos deverão zelar pela integridade fÃsica de seus atletas, razão pela qual se sugere que providencie uma maleta de primeiros socorros.
Paragrafo 4º- Caso haja coincidência na cor de camisas, caberá à equipe mandante (lado esquerdo da tabela) a troca das mesmas.
Parágrafo 5º- A Secretaria de Esportes irá fornecer um jogo e coletes numerados para a troca.
Artigo 12º- Haverá tolerância de 15 minutos somente para primeira partida de cada rodada, sendo que as demais seguirão os horários normais da tabela.
Artigo 13º - As regras do campeonato serão atualizadas pela federação paulista de futebol, apenas mudando o número de substituições, para nove (9), e o tempo de jogo 40x40 minutos com 10 minutos de intervalo.
W.O
Artigo 14º- W.O- a equipe que cometer o W.O, estará eliminada da competição (sendo que todos os seus jogos do campeonato ficarão com placar de 1x 0 para os adversários, lembrando que esse placar não será computado para artilheiro e goleiro menos vazado.
Paragrafo único - As equipes deverão estar em campo com no mÃnimo de 07 jogadores.
W.O TÉCNICO
Artigo 15º - Considera-se W.O técnico quando a equipe não se apresenta com o mÃnimo de 7 jogadores, porem, estando presentes alguns de seus atletas no horário determinado da partida. Devendo esses atletas presentes apresentar o RG ao mesário do jogo. Aos atletas que estiverem presente no momento do W.O, não terão punição de um ano, mas os demais que faltarem serão punidos por um ano de exclusão dos campeonatos realizado pela SMEL.
INTERRUPÇÃO DA PARTIDA
Artigo 16º - Após o inicio da partida, caso a equipe fique reduzida a seis (6) atletas por motivos de baixas como contusões, e não possuindo atletas para substituição, ou em caso de expulsões, o jogo será encerrado ficando o placar de 3x0 para o adversário, ou o placar do jogo, caso o numero de gols assinalados até o momento da interrupção seja maior do que 3 (três).
Artigo 17º- A forma de disputa será definida em congresso técnico.
Artigo 18º - Para efeito de classificação, seguiremos a seguinte contagem de pontos:
I-VITÓRIA: 3 (TRÊS) PONTOS;
II-EMPATE: 1 (UM) PONTO);
III-DERROTA: 0 (ZERO) PONTO;
IV-W. O: 0 (ZERO) PONTO-NÃO COMPARECIMENTO DA EQUIPE;
Artigo 19º- Para efeito de classificação entre duas equipes em caso de empate, serão aplicados os seguintes critérios:
I-CONFRONTO DIRETO;
II-MAIOR NÚMERO DE VITÓRIAS;
III-MAIOR SALDO DE GOLS;
IV-MAIOR NÚMERO DE GOLS MARCADOS;
V-MENOR NÚMERO DE GOLS SOFRIDOS;
VI-MENOR NÚMEROS DE CARTÕES VERMELHOS TOMADOS;
VII-MENOR NÚMEROS DE CARTÕES AMARELOS TOMADOS;
VIII-SORTEIO;
Parágrafo Único - em caso de empate entre 3 equipes será descartado o inciso I do presente artigo.
Penalidades
Artigo 20º- O jogador ou membros da comissão técnica que for (em) expulso (s) da partida estará (ão) automaticamente suspenso por 1(um) jogo.
Paragrafo 1º – O jogador ou membros da comissão técnica que forem relatados na súmula do jogo serão julgados pela comissão organizadora mesmo que não tenham recebido o cartão vermelho, serão submetidos à s disposições contidas nas regras desportivas vigentes no municÃpio ou presente no regulamento.
Parágrafo 2º- O atleta não inscrito ou irregular que jogar uma partida acarretará a perda de pontos da equipe a qual ele participou.
Parágrafo 3º - Os cartões vermelhos terão validades em todas as fases da competição.
Artigo 21º - O atleta que receber o terceiro cartão amarelo estará automaticamente suspenso por uma partida; devendo cumprir a punição mesmo com a mudança de fase.
Parágrafo único – os cartões amarelos serão zerados nas fases de mata- mata.
Artigo 22º- O atleta, dirigente ou responsável poderá ser relatado em súmula da arbitragem, mesmo que não seja jogo de sua equipe, e será julgado nos termos do que estiver escrito na súmula.
Artigo 23º- O atleta ou dirigente que for relatado em súmula por agressão fÃsica ou tentativa de agressão estará automaticamente eliminado do campeonato. Ficando o atleta ou dirigente suspenso um ano de qualquer modalidade realizada pela secretaria de esporte e lazer de Biritiba Mirim.
Parágrafo único- No caso de o atleta cometer agressão verbal aos árbitros ou membros da comissão organizadora do campeonato, sendo relatado em súmula, o mesmo será julgado pela comissão organizadora do campeonato.
Da competição
Artigo 24º- Somente poderão permanecer no banco de reservas das equipes os jogadores que constam na ficha de inscrição e que estejam em condições de jogo devidamente uniformizados; mas um técnico, e um assistente técnico que esteja inscrito.
Artigo 25º O jogador que estiver inscrito em súmula de jogo, terá condições de jogo até o inÃcio do 2º tempo, apresentando sempre um documento com foto para validar sua participação na partida.
Artigo 26 º - O prazo para interposição de recurso será até ás 17 horas da segunda feira após a partida do ocorrido, na Secretaria de Esporte e Lazer ou no Ginásio Municipal, constando duas vias.
Artigo 27º- A Secretaria de Esporte e a APS EVENTOS não se responsabilizará por nenhum acidente ou extravio bens que venha a ocorrer com atletas, dirigentes. Ou qualquer outra pessoa que esteja vinculada ou não as equipes, antes durante ou após as partidas.
Artigo 28º Tudo que for relacionado à Taça Cidade estará, no site da secretaria de esporte e nos boletins semanais que serão entregues nos jogos ou no whatsapp dos lÃderes de equipes.
Paragrafo único- O sorteio dos grupos será feito na presença dos senhores lÃderes de equipe, na data do dia 23(vinte e três) de fevereiro, as 19h00min, na sala de reunião da prefeitura municipal de Biritiba Mirim.
Premiação
Artigo 29º-fica determinado a seguinte premiação:
I-MEDALHAS - as equipes de 1º ao 3º lugar.
II-TROFÉUS – as equipes de 1º ao 3º lugar.
III-TROFÉU - goleiro menos vazado.
IV-TROFÉU - artilheiro.
Observação:
• O artilheiro será aquele que mais marcar;
Em caso de empate será artilheiro:
a- Aquele que mais gol marcou em uma partida;
b- Aquele que chegou a final;
c- Aquele que for mais velho;
• O goleiro menos vazado será aquele que mais jogou e sofreu menos gol;
Em caso de empate será o goleiro menos vazado:
a- Aquele que chegou a final;
b- Aquele que for o mais velho;